AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[A bica do Mondeguinho]

 

Época termal
---

Indicações

“Há quem lhe encontre valor digestivo em padecimentos do fígado e dos intestinos, e por isso a mandam buscar em garrafões ( Almeida 1975: 288).

Actualmente é só procurada como água de mesa: "Eu sou de Seia, mas passo aqui porque ando a trabalhar, e levo sempre garrafas e garrafões desta água… Eu sou um bocado esquisita na água, por isso é que eu levo daqui, é uma água leve e está sempre a correr.” (informante).

Tratamentos/ caracterização de utentes

Ingestão

"Eu só bebo água engarrafada, a da rede sabe a lixívia, agora não me pergunte o minerais que tem a água, isso não sei, aliás nunca leio os rótulo” (informante).

 

Instalações/ património construído e ambiental

A nascente do Rio Mondego forma uma esplanada à beira da EN 232, obra do Estado Novo. É um local ajardinado com zona de merendas onde a água corre de um penedo para uma bacia em pedra.

 

Natureza

Alcalino-sódica. “É uma água leve”    

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

O arranjo da esplanada da nascente do Mondego terá ocorrido nos anos 1950. Embora sem a monumentalidade do Estado Novo que era de supor na nascente do maior rio português, é um local agradável, à sombra de dois enormes pinheiros mansos. Num recanto há um painel informativo do Parque Natural da Serra da Estrela onde pode ler-se:
"Nascente do Rio Mondego
Delgadas claras águas do Mondego
Doce repouso da minha lembrança"
 (Camões)

O Mondeguinho situa-se a 1425 m de altitude. Aqui nasce o rio Mondego entre penedos graníticos, rodeados por torgas, piornos e tramaseiras, segue para nordeste e, na bacia de Celorico da Beira, toma o rumo sudoeste em direcção ao mar e desagua na Figueira da Foz, perfazendo um percurso total de 227 km. Antes da existência da linha férrea da Beira Alta, era pelo rio Mondego, navegável até Penacova, que se fazia a troca dos produtos comerciais entre o litoral e o interior, tornando-se assim uma importante via de comunicação entre as regiões.”

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

Em Gouveia

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Almeida 1975

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Guarda

Concelho
Gouveia

Freguesia
S. Pedro       

Povoação/Lugar
--- 

Localização
Trata-se da nascente do rio Mondego, à beira da EN 232, a 19 km de Gouveia  

Província hidromineral
B / Bacia hidrográfica do Rio: Mondego      

Zona geológica
Maciço Hespérico - Zona Centro-Ibérica

Fundo geológico (factor geo.)
Rochas magmáticas (granitóides)   

Dureza águas subterrâneas
0 a 50 mg/l de CaCO3

Concessionária

Uso popular

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.