AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[O anfitrião Francisco Palma Dias junto da Fonte]

 

Época termal
---

Indicações

Anemias.

Esta água também é procurada como digestiva: "No dia de Maio (festa do1º Maio) vieram uma catrefada de gente de Moncarapacho e Santa Catarina, estiveram aqui até às tantas a encher barris e garrafões de água. Mas não é todos os anos, aconteceu assim este ano. Depois seguiram para a Ribeira da Vargem." (morador no local)

Tratamentos/ caracterização de utentes

A água só é utilizada para ingestão, de uso popular. Atribuem-lhe qualidades digestivas e para o tratamento de anemias. Os principais utilizadores são moradores nas freguesias de St.ª Catarina da Fonte do Bispo e Moncarapacho, que a transportam para suas casas.

 

Instalações/ património construído e ambiental

A emergência da água faz-se entre camadas de xisto que se apresentam quase verticais, com um caudal de 600 l/hora (Almeida1966). É uma fonte de mergulho ou de chafurdo, com bancos em pedra à sua volta. O local da nascente é protegido por nicho, de onde emerge a água a profundidade de 1 m, escorrendo o excesso por pedra muito gasta ao centro, com 30 cm de altura em relação ao exterior, um lajeado que separa dois bancos corridos. É uma construção em argamassa, que terá sido renovada ao longo dos séculos mantendo a sua estrutura sem época definida. Encontra-se a meio de uma encosta, na linha de um barranco, de onde a água segue para regar hortas mais abaixo. No local a vegetação é marcada pela sombra de seculares sobreiros.

 

Natureza

Hipossalina hipotermal alcalina sódico-cálcica com presença de ferro    

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

Almeida (1966) não faz nenhuma menção histórica à fonte. Mas tal como se apresenta a parte construída, não tem uma época definida, podendo-se aqui utilizar a expressão comum na região que “já é do tempo dos mouros”. Segundo informação da câmara de Tavira, está projectada uma intervenção de melhoramento de acesso e arranjo paisagístico do local. Por agora a água continua sobretudo a ser utilizada pelos dois moradores do local: "Nós bebemos desta água e saúde não nos falta. O pessoal daqui, já morreram os mais velhos e os mais novos foram para St.ª Catarina e lá para baixo. Chegaram a viver aqui treze famílias, agora somos só nós, mais aqueles estrangeiros ali, mas esses não bebem desta água, compram garrafas."

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

---

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Almeida 1966

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Faro

Concelho
Tavira

Freguesia
Santa Catarina da Fonte do Bispo       

Povoação/Lugar
Monte das Tábuas 

Localização
À entrada de Santa Catarina toma-se à direita a EM que segue para Porto Carvalhoso; passado este lugar a estrada alcatroada segue para Cruzes e Arcovel; na subida para o Monte das Tábuas (503 m de altitude), no alto à esquerda, há um estradão com a indicação Água de Tábuas; cerca de 1 km depois chega-se ao local da nascente, que se encontra numa cota abaixo da estrada, entre sobreiros.  

Província hidromineral
A / Bacia hidrográfica do Rio Guadiana      

Zona geológica
Maciço Hespérico – Zona Sul

Fundo geológico (factor geo.)
Grupo Flysch (xistos). Permeabilidade alta de meio fissurado.   

Dureza águas subterrâneas
100 a 300 mg/l CaCO3

Concessionária

uso popular

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 

 


A imergência da água