AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[O elevador de acesso à mina]

 

Época termal
Embora a mina receba doentes durante todo o ano, é nos meses de Verão que estes se concentram, com marcação prévia.

Indicações

Doenças respiratórias, sobretudo asmáticas

“Tenho três exemplos de cura, cada um na sua fase. Uma senhora inglesa, Joyce, que durante três anos fez o tratamento, curando-se completamente, vem cá todos anos fazer uma visita. O outro é o pai de uma empregada da mina, que também se curou da asma. Um outro exemplo é mais típico, trata-se de um serrano que apareceu por aí; o homem utilizava a bombinha 9 a 12 vezes por dia, começou a fazer as descidas à mina; passado uma semana perguntei-lhe se já sentia melhoras e ele respondeu-me ‘Isto não faz nada’; inquiri quantas vezes utilizava a bombinha: ‘2 a 3 vezes por dia’. Este estava à espera de um milagre mal descesse à mina. (Alexandre Andrade, responsável pelas minas).


Tratamentos/ caracterização de utentes

O tratamento consiste em descer à mina (profundidade de 230 m), permanecendo numa sala para este fim 4 a 6 horas por dia durante três semanas. O tratamento propriamente dito consiste em respirar o ar do interior da mina, não é acompanhado por equipa médica, e o utente antes de iniciar as suas descidas deve assinar um termo de responsabilidade por qualquer acidente que possa ocorrer e vestir equipamento adequado (cedido). A empresa não cobra nada por este serviço.

 

Instalações/ património construído e ambiental

A mina encontra-se no limite urbano de Loulé, na saída para São Brás de Alportel, em zona semi-industrial. A mina, na sua parte à superfície, consiste num grande armazém e nas torres dos elevadores que fazem a descida. A sala onde os doentes devem permanecer localiza-se a 230 m de profundidade.

 

Natureza

Aqui o agente terapêutico é o ar.

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

A exploração mineira deste local começou em 1964. O sal-gema extraído destina-se a fins industriais, para a empresa União Industrial Têxtil e Química SA, Estarreja, que o utiliza na produção de ácido clorídrico, cloro líquido, soda cáustica líquida, soda cáustica em palhetas e hidrogénio. A aplicação terapêutica do ar da mina iniciou-se há cerca de 7 anos, por iniciativa do actual engenheiro-chefe, Alexandre Andrade, depois de ter visto na ex-URSS e na Polónia “sanatórios para asmáticos” nas minas de sal-gema. Os utentes que procuram este tipo de tratamento ainda são em número reduzido (4 a 7 por ano) mas “também não se faz divulgação enquanto não houver um reconhecimento médico”. Mas está nos planos da actual chefia expandir esta actividade, aproveitando o facto de a empresa que explora a mina pertencer ao Grupo Melo, que também tem interesses no campo da saúde. Em fase de projecto, a concretizar em 2004, estão as visitas guiadas à mina, com o título “ 300 milhões de anos de história da Terra”, que pretendem cativar um público interessado em geologia e fenómenos naturais, ou simples turistas curiosos de descer ao interior da terra.

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

Loulé possui vários tipos de alojamento de hotéis de várias categorias ao aluguer de quartos ou casas.

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Informações no local

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Faro

Concelho
Loulé

Freguesia
Loulé        

Povoação/Lugar
--- 

Localização
No perímetro urbano de Loulé  

Província hidromineral
---      

Zona geológica
---

Fundo geológico (factor geo.)
---   

Dureza águas subterrâneas
---

Concessionária

Empresa Clona (Grupo Melo)

Telefone
Tel.: 289416343

Fax
n.d.

Morada
Quinta de Betunes, 27 – 8100-616 Loulé

E-mail / site

n.d.