AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[Balneário hospedaria]

 

Época termal
Maio a Outubro  

Indicações

Reumatismo, nevralgias, dermatoses. (Correia, 1922) 

Actualmente é só procurada para problemas músculo esqueléticos, segundo informação da vigilante dos banhos.

Tratamentos/ caracterização de utentes

A população termal, presentemente bastante apreciável, consta sobretudo de doentes reumáticos e de afectados de dermatoses crónicas”  (Almeida.1970)
Os utentes dos banhos são sobretudo grupos organizados ligados a instituições religiosas, mas têm também utilizadores individuais.
Não se conseguiu apurar o número de frequentadores anual, o tratamento não tem acompanhamento médico, sendo o número de banhos e a sua duração do critério de cada utilizador.

Segundo informação da vigilante, os banhos iniciam-se às 6h da manhã, ou mesmo mais cedo, caso a frequência seja muita, são tomados em jejum, ao que segue o repouso, depois o pequeno-almoço e às 10 horas missa na capela do balneário.

 

Instalações/ património construído e ambiental

A emergência localiza-se num poço.
um edifício de três pisos que é simultaneamente, balneário e albergue para as pessoas que ali se juntam no verão e de afectados de dermatoses crónicas (Almeida.1970)
Este edifício mantêm-se com a mesma estrutura, o piso inferior (abaixo do nível da entrada) encontra-se a cozinha e sala de refeições. No piso intermédio o balneário com 6 banheiras de esmalte para banhos de imersão e quartos para estadia dos aquistas. O piso superior é ocupado por mais quartos de dormir e pela capela, localizando-se esta sobre os balneários. Ao longo da fachada do edifício do lado nascente, varandas corridas em ferro abrem-se sobre o vale com a colina do convento ao fundo.

A emergência da água localiza-se na parte traseira do edifício, formando um grande depósito a nível do piso intermédio, sendo conduzida para as banheiras por gravidade e aquecida em esquentadores a gás.

 

Natureza

Subgrupo das Sulfúreas sódica, silicatada, hipotermal. Alcalinas sódicas (Almeida.1970).

Sulfúrea sódica (Caldo, 1992).

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

Foram mencionadas nos Quesitos de 1860, o que deverá ser a época aproximada da sua descoberta.
Acciaiuoli (1944,V) acrescenta que existe um balneário rudimentar. O texto de Almeida (1970) é ilustrado por uma fotografia do edifício, onde se nota na sua parte posterior os andaimes de construção. Este autor depois de descrever a análise feita à água, comenta: “A enorme quantidade de substância orgânica, que a análise revela, justifica-se pelo facto de ter abatido a cobertura do poço, em telha de canudo, ficando a água, assim, exposta à contaminação”       

A quinta de Balsemão com o seu Santuário fundado no séc. XVIII, passou em 1754 para a Congregação polaca dos Marianos da Imaculada Conceição, após uma visita do Frei Casimiro de S.José Wyszynski, que aqui veio a falecer. Em 1834 com a secularização dos Bens da Igreja, a propriedade foi vendida a particulares e recuperada pela mesma Congregação em 1954. Em 1960 inicia-se a obras de construção do edifício do Seminário, época em que são também refeitos o albergue e balneário da Abelheira

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

Este albergue balneário tem capacidade para 65 pessoas “ …isto se forem casais e se os filhos dormirem na camarata” (informante), só dois dos quartos possuem casa de Banho privada, todos os outros são de casa de banhos colectivas. A decoração e mobiliário do edifício são extremamente simples, higiénicos, destituídos de qualquer luxo, num ascetismo religioso de gosto pequeno burguês.

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Acciaiuoli 1944, Almeida 1970, Calado 1995, Correia 1922, Narciso 1920, Narciso 1920,Respostas aos Quesitos de 1860 enviados pelo Ministério das Obras Públicas.

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Braganca

Concelho
Macedo de Cavaleiros

Freguesia
Chacim       

Povoação/Lugar
Banhos da Abelheira 

Localização
Em Chacim tomar a estrada para o Santuário de Balsamão, o balneário encontra-se a poente do Santuário, na margem esquerda da Ribeira de Azibo, dentro da propriedade do convento.  

Província hidromineral
B  / Bacia hidrográfica do Rio   Douro.      

Zona geológica
Maciço Hespérico – subzona Galiza média e Trás-os-Montes.

Fundo geológico (factor geo.)
Rochas metamórficas (Xistos)   

Dureza águas subterrâneas
0 e 50 mg/l CaCO3

Concessionária

Com exploração efectuada pela Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição.

Telefone
278468010

Fax
278468028

Morada
Convento de Balsemão 5340-091 Chacim

E-mail / site

jovemic@clix.pt
www.opf.pt/marianos/marianos.asp

 

 


O local da nascente



Hospedaria