AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[A Fonte Santana]

 

Época termal
---

Indicações

Digestiva.

Tratamentos/ caracterização de utentes

Por ingestão, sobretudo utilizada nas festas em honra de Santana, no 1ºDomingo e 2ª Feira de Agosto. As festas terminam com uma procissão, que vai da igreja matriz de Vacalar à ermida de Santana, onde os festeiros bebem desta água.

Fora desta época é sobretudo procurada para problemas digestivos, levando garrafões desta água para casa. O uso em doenças oftalmológico perdeu-se completamente.

 

Instalações/ património construído e ambiental

É uma fonte barroca, com o seu frontão rectangular ameado, na base do qual se abre um nicho de onde brota a água, encontrando-se este a um nível inferior ao do solo, a que se tem acesso por três degraus.

 Esta fonte encontra-se à esquerda da entrada do terreiro da ermida, um templo de pequenas dimensões, também do período barroco, que guarda alguns ex-votos e interessante pintura sobre madeira.

 

Natureza

Hipossalina nitratada.   

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

O aparecimento da água está ligado a uma lenda, segundo a qual no sítio onde teria aparecido uma imagem de Santana, surgirá também uma fonte milagrosa. (cit. Almeida.1970)
Mas a característica mais curiosa desta nascente é descrita no Aquilégio (1726), trata-se de “pedras quadradas” no monte onde se encontra a nascente “ em tudo semelhante as que vem da Índia, em que se consideram virtudes medicinais”.
Almeida (1970) refere-se também as estas pedras utilizadas para tudo: “…estes cubozinhos avermelhados, que nestes terrenos facilmente se encontram, têm grande procura como amuletos. Até mesmo se o terror de uma trovoada cair sobre a aldeia , não falta quem lance sobre os telhados um punhadito de pedras para que o mal se afaste e não toque em ninguém “   

Estas pedras são pequenos cristais de hematite, bem os procuramos na vinha vizinha, mas em vão, a cava das videiras actualmente mecanizada, tornou mais rara a sua presença.

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

---

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Almeida 1970, Henriques 1726.

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Viseu

Concelho
Armamar

Freguesia
Vacalar       

Povoação/Lugar
Quinta de Santana 

Localização
A 1 km da sede de freguesia na quinta de Santana, à entrada do terreiro da ermida de Santana  

Província hidromineral
B   / Bacia hidrográfica do Rio: Douro       

Zona geológica
Maciço Hespérico – Zona centro Ibérica

Fundo geológico (factor geo.)
Na zona de junção Rochas magmáticas (granitóides) com rochas Metamórficas (Xistos)  

Dureza águas subterrâneas
0 a 50 mg/l CaCO3

Concessionária

---

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 

 

 


A boca da fonte